A "Antiga" Igreja / O-office Architects

A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 2 de 33A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 3 de 33A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Fotografia de Interiores, Viga, ArcadaA "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 5 de 33A Antiga Igreja / O-office Architects - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  353
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Siming Wu
  • Equipe De Projeto: He Jianxiang, Jiang Ying, Cai Xinqian, Li Ruibo, Luo qiyao, Pang Boran, Deng Yilin(intern)
  • Consultoria Fachada: Jian Jun,Yang Xuming, Yang Xiaokang
  • Consultoria Iluminação: Tian Huan, Hu Yankai, Tang Wei
  • Consultoria Mecânica E Elétrica: Tang Guanghua, Wen Dongjie, Luo Ziwu
  • Cliente: China Tourism Group · Aranya
  • Cidade: Guangzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 2 de 33
© Siming Wu

"Antigo" aqui é tanto um adjetivo quanto um verbo. Essa "Igreja Antiga" é um evento sobre a construção do tempo. Trata-se do primeiro edifício público da Comunidade do Lago Jiulong de Arana em Guangzhou, China. Originalmente, era uma simulação de igreja a qual fazia parte de um parque temático, a "Cidade Europeia". A edificação está localizada na extremidade sudeste da cidade, de frente para a entrada principal da comunidade. Arana espera que ela se torne o primeiro símbolo espiritual da comunidade. O volume original foi considerado como uma projeção local do Ocidente, e sua construção começou aproximadamente quinze anos atrás. Como resolver a desconexão entre a história refletida pela imagem e sua construção se tornou uma questão especulativa no projeto de renovação da "Igreja". Portanto, o que a igreja precisava construir não era espaço, mas tempo.

A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 7 de 33
© Siming Wu
A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Siming Wu

O projeto da "Antiga Igreja" não é uma "renovação" convencional de edifícios antigos, mas um renascimento de edificações existentes. No início do projeto tentamos encontrar pistas de tempos e histórias passadas no local. A queda das telhas e as marcas deixadas pelo clima do sul no volume gradualmente abriram a oportunidade para a retrospecção no projeto, estabelecendo a base para o que chamamos de "arte da demolição".

A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Arcada
© Siming Wu
A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 3 de 33
© Siming Wu

O processo de reconstrução da antiga igreja é na verdade um processo rigoroso e sofisticado de desmontagem e "reciclagem": os materiais de acabamento são cuidadosamente retirados artificialmente da superfície do volume, e as lajes de concreto armado (técnica de construção moderna) da cobertura também são cortadas e desmontadas com precisão, permitindo que o volume apresente um estado mais essencial e natural enraizado no solo. Várias árvores de bananeira que coexistem ao redor da igreja também foram mantidas como parte orgânica do estado original do local.

A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Arcada
© Siming Wu
A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 29 de 33
© Siming Wu
A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Siming Wu

As janelas de arco claramente visíveis na fachada, a textura especial da pedra e o piso com o acabamento descascado contam a história do passado da edificação. Os restos demolidos também são coletados e empilhados no "jardim de relíquias" ao lado da "igreja antiga". Materiais de construção antigos, como entulho e cascalho também são misturados ao concreto das novas placas de piso pré-fabricadas internas e externas como agregados do passado e do presente.

A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Arco
© Siming Wu
A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 10 de 33
© Siming Wu

Para estabelecer uma conexão espiritual entre o espaço e a natureza, a terra e o céu e a recontextualização do material, implantamos uma instalação de aço e madeira em forma de "cruz" sustentada pela estrutura original da cobertura de concreto a fim de moldar a luz e a sombra do sol subtropical. Esse gesto reflete as mudanças da região de Lingnan. O espaço ocidentalizado se insere aqui e, dessa forma, cria-se uma cena de entrelaçamento cultural multi-temporal e espacial.

A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Siming Wu
A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 6 de 33
© Siming Wu

Os visitantes caminham pelo jardim externo à igreja, passam pelas paredes sem a antiga decoração, entram no interior aberto da edificação (ou no exterior de outro mundo), olham para o céu e sentem o sol e a chuva através do tecido da cruz... A antiga igreja renasce.

A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Fotografia de Exterior
© Siming Wu
A "Antiga" Igreja / O-office Architects - Imagem 22 de 33
© Siming Wu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huadu, Guangzhou, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A "Antiga" Igreja / O-office Architects" [The “Old” Chaple / O-office Architects] 24 Ago 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1020054/a-antiga-igreja-o-office-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.